E o que é um projeto?
É uma ação temporária instituída para se atingir um objetivo (um problema a ser resolvido). O projeto é composto de partes, ele se caracteriza por um conjunto de ações qualificadas. Ele é uma combinação de respostas que satisfazem a uma necessidade, é a busca de ter o problema a ser resolvido.
A ação projectual é orientada a partir da necessidade, ao agir neste sentido aperfeiçoamos os recursos e processos para obtermos erro zero.

1ª Parte
Necessidade
Sujeito que identifica a necessidade e desenvolve a ação.
Pode ser tanto o profissional da Empresa, sujeito provocador - Q1 - ou o Designer, sujeito observador e sensível, que tem empatia e se coloca no lugar do usuário - Q2.

2ª Parte
Imagem desejada
A imagem desejada do profissional da Empresa - Q1 - perante o objeto de estudo, isto é a projeção da solução.
A imagem desejada não significa ser a resposta final, não devemos confundir desejo com a resposta. O desejo é, simplesmente, baseado em modelos passados e a solução está por vir ainda, ela será obtida através do estudo do projeto.
Esta imagem desejada é a relação do profissional da Empresa - Q1 - com o Cliente usuário - Q3, diante do objeto.
Um projeto implica em redefinir um novo sintagma ou um novo paradigma.

3ª Parte
Linha de conduta
A partir da relação entre o profissional da Empresa - Q1 - e o Designer - Q2 - é que se dá a satisfação da imagem desejada do Cliente usuário - Q3.





Q1 – Sujeito Provocador
Marco zero projectual.
Faz a leitura do problema.
Elabora o briefing.
Transfere para Q2 suas percepções e dados.

Q2 – Sujeito Observador e Sensível
Lê o briefing com seus filtros e conhecimento.
Demonstra empatia com o sujeito necessitado do objeto desejado, o Q3.

Q3 – Usuário
Sujeito que necessita do objeto e que vive a experiência de uso dele.

Procedimento projectual
Ler os desejos e elaborar o enunciado do problema. Trabalhar as variáveis do projeto continuamente, elaborar um conjunto de perguntas que serão hierarquizadas e submetidas ao Q1 e Q3 para avaliar e continuar a projeção visando convergir com a solução desejada pelo Q3. Definir uma resposta teórica para o problema e o desejo.
Ao obter a resposta deve-se submetê-la aos filtros dos processos:
- Adequar à produção em série;
- Adequar ao fornecimento de matéria prima;
- Adequar à logística interna e reversa integrando-a totalmente ao sistema circular.
- Elaborar um protótipo para o Q3 experimentar e avaliar.

Enunciar o problema
Significa descrever suscintamente o problema que será trabalhado num projeto e impondo seus limites de:
1 - Prazo
2 - Recursos financeiros
3 - Fluxos de informação
4 - Processos
5 - Desejos

Cenário
A visão que se tem do ambiente no momento presente e todo o corpo de conhecimento disponível para interpretá-lo.
Como o presente é contínuo ele se altera constantemente durante o projeto.

Filtros
É algo que seleciona as informações que chegam à pessoa, permitindo passar apenas aquilo que é necessário ou desejado. .